Os rebolos devem ser armazenados de modo que conserve a vida útil dos mesmos e que tenham a melhor performance em suas operações.
Todos os rebolos devem ser armazenados em uma área seca, em ambientes não sujeitos às mudanças extremas de temperatura uma vez que não respeitadas estas condições, algumas ligas dos rebolos podem ser comprometidas e com isto não teremos um bom desempenho do produto.
Tanto os rebolos pequenos, médios ou grandes, tem sua correta forma de armazenamento. Aproveitando a oportunidade, encontre também a forma correta de armazenar os discos de cortes.
Cuidados especiais devem ser tomados para evitar problemas com o suporte de rebolos e condições ambientais no momento em que eles são transportados.
Os paletes de armazenamento de rebolos abrasivos devem ser projetados e construídos para atender às necessidades do usuário.
Devem estar localizados o mais perto possível do local de operação, mas nunca onde houver perigo de danos causados pela passagem de caminhões, manuseio de guindastes ou vibração excessiva.
Os rebolos abrasivos devem ser protegidos enquanto aguardam o uso. O armazenamento dos rebolos deve ser organizado para permitir a remoção das ferramentas sem perturbar ou danificar os demais itens.
O armazenamento de rebolos abrasivos após terem sido montados em máquinas portáteis também devem ser considerados. Os rebolos devem ser removidos da máquina para armazenamento durante a noite e ao mover a máquina de um local de trabalho para outro.
Durante o turno de trabalho normal, o cuidado também deve ser tomado durante o armazenamento de curto prazo, como colocar a máquina para baixo para fazer outras tarefas. Um rack de armazenamento do rebolo / máquina ou outros meios de proteger o item devem ser empregado.
Não permita que o rebolo ou a máquina caia no chão. Os impactos podem danificar o produto, o que pode resultar na quebra do mesmo. Nunca deixe a ferramenta em qualquer lugar onde o rebolo ou a máquina possam ficar danificados.
Armazenar rebolos abrasivos de forma adequada é de extrema importância. Os rebolos são ferramentas sujeitas à quebras se manuseadas incorretamente portanto todo cuidado é pouco. Quedas e batidas são riscos que devem ser evitados pois podem causar quebras e trincas.
Ao manusear os rebolos utilize sempre equipamentos de segurança e maquinários adequados.
A prevenção ainda é o melhor a se fazer.
Dúvidas sobre este conteúdo, contate-nos que teremos um prazer imenso em ajudá-lo.
Fratec Abrasivos, qualidade e segurança ao seu alcance