O que é Full Stack: entenda o que faz um desenvolvedor full stack

Nos Siga

No contexto do desenvolvimento de software, stack é o conjunto de tecnologias que usamos para criar nossas aplicações. Nessa stack estão as linguagens de programação (server side e client side), frameworks e bancos de dados. Bom, agora que já entendemos melhor o que é ser uma pessoa desenvolvedora, vamos apresentar cada área de desenvolvimento — front, back e mobile — e também mencionar outras áreas relacionadas como banco de dados e devops.

Um curso superior em tecnologia fará com que você construa bases sólidas sobre diversos assuntos. Assim, se você tem a possibilidade de fazer um curso superior, recomendamos sim que você faça uma faculdade. Em seguida, pode progredir para dev pleno, em que terá maior autonomia e responsabilidade em projetos mais complexos. Dessa forma, é importante saber se comunicar bem e ter uma boa habilidade de trabalho em equipe.

Qual a origem do termo Full Stack?

Os desenvolvedores full-stack usam inúmeras ferramentas e habilidades e trabalham em uma gama diversificada de projetos – o que significa que seu trabalho será altamente envolvente. Python é particularmente útil quando se trabalha com bancos de dados ou na https://contilnetnoticias.com.br/2023/12/como-escolher-um-bootcamp-de-programacao/ construção de um aplicativo web. Os desenvolvedores usam a linguagem Hypertext Markup Language (HTML) para criar a estrutura dos sites. Você usará HTML quando criar páginas web com cabeçalhos, tabelas, listas, caixas de parágrafos e imagens distintas.

Se você está procurando se tornar dev Como escolher um bootcamp de programação?, a Alura oferece a Formação Full Stack com React e Node.js que pode te ajudar a adquirir todas as habilidades necessárias para construir aplicações completas, desde o front-end até o back-end. Para quem está começando na programação full stack, o ponto de partida comum é como dev júnior, em que aprenderá as habilidades necessárias para lidar com as diferentes camadas do sistema e contribuir em projetos de menor complexidade. Agora vamos entender melhor como acontece a progressão de carreira desse tipo de profissional, que tem um perfil tão multidisciplinar. Como full stacks trabalham com front-end, é interessante ter noções de usabilidade e experiência de usuário. O entendimento sobre interface e design de projetos digitais é praticamente fundamental. Você pode se aprofundar nesses tópicos aqui na Alura com a Formação de UX Design.

Por que se tornar um desenvolvedor full-stack?

Por exemplo, você pode usar recursos como o Projeto Odin, que lhe ensinará o básico do desenvolvimento full-stack e como desenvolver com Ruby on Rails e Javascript. Como um desenvolvedor full-stack, você precisará aprender a usar pilhas de tecnologia populares. Oracle é um sistema de gerenciamento de banco de dados popular para grandes projetos e bancos de dados complicados. A Oracle também usa uma abordagem de banco de dados relacional, embora a Oracle tenha projetado seu sistema para funcionar especificamente com bancos de dados complexos.

Compartilhar

Fique por dentro de tudo que acontece na Fratec Abrasivos